quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Como funciona a coluna



A coluna é conhecida clinicamente como coluna vertebral. Seu papel é o de sustentar todo o corpo, ser capaz de se curvar e se torcer em todas as direções e, ao mesmo tempo, proteger as estruturas vitais, como os nervos, que correm através dela. Além do mais, ela deve durar a vida toda.


Nenhuma obra de engenharia chega perto de corresponder às especificações precisas da coluna e, portanto, não é nada surpreendente que ela possa Ter alguns problemas de tempos em tempos.


A coluna vertebral


A espinha humana consiste de uma coluna de blocos ósseos, conhecidos como vértebras, que se apóiam um no outro para formar a coluna vertebral. Existem sete vértebras cervicais no pescoço, 12 vértebras dorsais ou torácicas nas regiões superior e central das costas e cinco vértebras lombares na região inferior da coluna. A Quinta vértebra lombar, conhecida como L5, apóia-se no osso sacro, que por sua vez é conectado ao cóccix - o osso caudal. O sacro consiste de sete vértebras que se uniram. Ele se liga, nas extremidades, à pelve - o anel ósseo que carrega o tronco e que é, por sua vez, apoiado pelos quadris.




Discos intervertebrais
A coluna pode se curvar e se torcer, pois possui coxins flexíveis, ou discos,entre as vértebras. Os discos são estruturas achatadas, com uma polpa gelatinosa central denominada núcleo e um revestimento externo extremamente resistente, denominado anel fibroso.




Articulações facetárias
As vértebras também se ligam uma às outras através de pares de pequenas articulações que se localizam atrás da coluna uma de cada lado. Elas podem ser afetadas pelo esforço excessivo ou pelo desgaste e podem desenvolver protuberâncias que causam pressão nos nervos.


Rede nervosa
O sistema nervoso se assemelha, em certos aspectos, a uma rede telefônica que leva mensagens do seu cérebro às várias partes do seu corpo e as traz de volta novamente. Mensagens que seguem pelos nervos eferentes fazem os músculos se contraírem e, assim, controlam movimentos como o caminhar. Mensagens que seguem pelos nervos aferentes transportam as sensações, que acabam chegando ao seu cérebro, levando-o a experimentar sensações como o toque ou a dor.



Medula espinhal
Um "cabo" de tecido nervoso, conhecido como medula espinhal, desce pela coluna abaixo, dentro do canal formado pelas vértebras. A medula espinhal se ramifica nas raízes nervosas, que percorrem uma pequena distância dentro do canal neural até emergirem em pares, um de cada lado da coluna vertebral, para inervar o tronco, os braços e as pernas.
Traumatismos nas costas
Como a medula espinhal transmite as mensagens entre o cérebro e o corpo, qualquer dano que ela sofra pode afetar esta conexão e resultar em perda ou alteração das sensações, aparecimento de dor e perda dos movimentos. É isto que acontece quando as pessoas ficam paralisadas depois de um acidente grave.
O número de membros paralisados, como, por exemplo, no caso de um indivíduo poder mexer seus braços e não suas pernas, depende do local em que a medula espinhal foi lesada. Se o traumatismo ocorreu no pescoço, pode haver paralisia e perda de sensações nos braços e nas pernas.
Contudo, se o traumatismo ocorreu nos segmentos torácico ou lombar - abaixo da altura dos braços - apenas os músculos das pernas serão afetados. Na maioria dos problemas de coluna os nervos estão danificados, mas não a medula espinhal.
A dor pode aparecer nas próprias costas como um resultado de traumatismos diretos nos ligamentos, tendões, articulações e outras estruturas que fazem parte da coluna vertebral ou estão ao redor dela; mas como os mesmos nervos que inervam estes tecidos também enervam as pernas, os pacientes podem sentir a dor como se ela surgisse nas pernas.



PONTOS CENTRAIS

A coluna vertebral consiste em um conjunto de vértebras ligadas por discos e juntas facetadas.

O disco possui um núcleo central constituído de uma polpa gelatinosa e um revestimento externo extremamente resistente, o anel fibroso.

A dor nas costas pode resultar de danos a uma ampla variedade de estruturas.

A dor nas costas é transmitida pelos nervos. As maneiras com que eles são estimulados são complexas e dependem do tecido específico ou do tipo de nervo que foi afetado.

Um comentário:

aleph3 disse...

*** Ótimas instruções. Aprendi bastante com estas "simples" explicações, mais do que já procurei conhecer em complicadas instruções buscadas na internet.
Obrigado.