quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

HISTORIA DA QUIROPRAXIA

O pai da Medicina, Hipócrates, afirmava: "Procure na coluna a base da doença".
Ciência conhecida pelos antigos gregos, egípcios, chineses e hindus, há mais de três mil anos, a Quiropraxia teve seu desenvolvimento no mundo contemporâneo a partir de 1895, com os estudos realizados pelo médico David Daniel Palmer, nos Estados Unidos.
Com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.
Estudioso do magnetismo humano com relevado interesse de pesquisa da energia nervosa e sua condução através do Sistema Nervoso. Palmer acabou desenvolvendo e aprimorando uma técnica de manipulações vertebrais que atenderiam às descompressões vertebrais, com importantes reflexos nos órgãos acoplados. Criou então a Quiropatia (ou Quiropaxia).
O termo “Quiropraxia” é derivado de duas raízes gregas que significam “feito com as mãos”.
Por um período foi utilizado o termo quiropatia e quiroprático até a década de 80. A partir da década de 90, adotou-se o termo Quiropraxia para definir a profissão e quiropraxista o profissional. Desde então a Academia Brasileira de Letras reconhece Quiropraxia como a mais apropriada. (Diretrizes da OMS sobre a formação básica e a segurança em Quiropraxia)
Datas Marcantes:1895 – D.D. Palmer começa a praticar como “quiropraxista” em Davenport, Iowa.
1897- A Escola Palmer de Quiropraxia, primeira instituição educacional em Quiropraxia, é fundada.1905- Minnesota se torna o primeiro estado dos Estados Unidos a reconhecer e licenciar a prática da Quiropraxia. A Louisiana foi o último estado a fazê-lo em 1974.
1923- Alberta se torna a primeira província a licenciar a prática da Quiropraxia no Canadá. Ontário a seguinte em 1925, e New Foundland a última em 1992.
1933- O “Conselho dos Estados Unidos de Conselhos Estaduais Examinadores da Quiropraxia” é estabelecido, com um mandato para definir padrões unificados para a licenciatura. Renomeado “Federação de Conselhos de Licenciatura da Quiropraxia” em 1974.
1939- O cantão de Zunique, Suíça, se torna a primeira Jurisdição fora da América do Norte, a iniciar a prática da Quiropraxia.
1944- A “Fundação para Educação e Pesquisa em Quirpraxia” é estabelecida e continua sendo a principal agência da profissão para o financiamento de bolsas de estudo para pós-graduação e pesquisa.
1963- O “Conselho Nacional de Examinadores de Quiropraxia” é estabelecido para promover consistência e reciprocidade entre os conselhos examinadores dos estados.
1974- O “Conselho dos Estados Unidos de Educação em Quiropraxia” é reconhecido pelo Governo Federal como agência credenciadora para escolas de Quiropraxia. Isso leva ao aparecimento de agências credenciadoras filiadas no Canadá, Europa e Austrália/Nova Zelândia. 1987- Uma decisão final no caso “Wilk versus Associação Médica Americana” é emitida, abrindo o caminho para uma cooperação muito maior entre médicos e quiropraxistas, na educação, pesquisa e prática nos Estados Unidos e internacionalmente.
1988- A “Federação Mundial de Quiropraxia” é formada. A “FMQ”, cujos membros são associações nacionais de Quiropraxia em mais de 70 países, passa a ter relações oficiais com a “Organização Mundial de Saúde (OMS)” como uma organização não governamental, ou “ONG”, em janeiro de 1997.1993- O “Relatório Manga” no Canadá, o primeiro relatório comissionado pelo Governo por economistas em saúde para examinar o custo-benefício dos serviços de Quiropraxia, recomenda um papel fundamental para a Quiropraxia no caso de pacientes com dores nas costas, baseado em segurança, custo-benefício e preferência dos pacientes e conclui que isso economizará centenas de milhões de dólares, anualmente, em custos diretos com cuidados à saúde e despesas com o pagamento de empregados incapacitados de trabalharem.
1997, composto de escolas de Quiropraxia, departamentos universitários de pesquisa e agências do Governo Federal, e é sediado na “Faculdade de Quiropraxia Palmer”. (Quiropraxia Uma Profissão na área da saúde; David Chapman-Smith)
Década de 20- Segundo a historiografia, no Brasil a profissão é praticada livre e sem controle. Década de 80- Os primeiros brasileiros formados em faculdades internacionais de quiropraxia reconhecidas chegam ao Brasil e iniciam o processo de estruturação da profissão no pais dentro dos moldes estabelecidos internacionalmente.
2000- Duas faculdades brasileiras iniciaram as primeiras turmas de graduação em quiropraxia com duração de 5 anos, com carga horária de 4.560 horas, autorizadas e reconhecidas pelo MEC no ano 2005.
2001- Inicia na Câmara dos Deputados em Brasília os tramites do Projeto de Lei (4199/2001), que prevê a regulamentação da quiropraxia no Brasil.
2002- O Código Brasileiro de Ocupações (CBO), na versão atualizada de 2002, traz a classificação do profissional quiropraxista no Brasil (já mencionado na edição de 1994), tendo como base os profissionais que exerciam essa ocupação no Brasil antes da década de 90.
2005- O Brasil conquista o terceiro maior volume de trabalhos apresentados no Congresso Internacional da Austrália, através dos acadêmicos e quiropraxistas formados nas instituições brasileiras.
2006- Publicado em português as diretrizes da organização mundial de saúde para a educação e segurança em quiropraxia, editada pela própria OMS em 2004 como modelo aos governos dos paises onde a profissão não é regulamentada.
Em 2007:Quatro quiropraxistas brasileiros fazem parte do comitê olímpico para atender os atletas do Brasil no PAN 2007, juntamente com os quiropraxistas que compõem as delegações de outros países;
É aprovado o plano piloto para inserção da quiropraxia na rede pública de saúde em um município do Rio Grande do Sul, para 2008;
O Projeto de Lei 4199/2001 que prevê a regulamentação da quiropraxia no Brasil a exemplo que acontece no restante do mundo de acordo com as recomendações da OMS, por já ter tramitado por todas as comissões de mérito, encontra-se pronto pauta do Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília;
Com 260 quiropraxistas formados no Brasil reconhecidos pelo Ministério da Educação e pela Federação Mundial de Quiropraxia e 710 acadêmicos em curso, a ABQ completa seus 15 anos sob o alicerce de um novo horizonte para a quiropraxia no país.
Pela história e dados, a quiropraxia surge no Brasil como uma profissão não ligada à outra. Tal fato não é isolado, levando-se em conta a forma como surgiu em seu local de origem, na América do Norte. Precedentes legais demonstram o entendimento de que a Quiropraxia não é prática de medicina. Sua sobrevivência, até o presente, mostra sua potencialidade de evolução.
Os profissionais da área possuem um papel crucial de informar a população sobre a identidade profissional da quiropraxia. No passado, ela era vista como algo alternativo, e até mesmo não científico. Os fato atuais apontam em uma direção oposta, a quiropraxia no Brasil segue o consenso mundial da profissão.

26 comentários:

Anônimo disse...

My brother recommended I might like this blog. He was once entirely right.

This post truly made my day. You can not imagine simply
how much time I had spent for this information! Thanks!

Also visit my web page :: pkv kind

Anônimo disse...

Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you wrote the book in it or something.

I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is great blog.
A great read. I will certainly be back.

My web-site: caribbean all inclusive resorts

Anônimo disse...

Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have
really enjoyed surfing around your blog posts. After all I will be subscribing to your feed and
I hope you write again soon!

Feel free to surf to my blog post - gesetzliche private krankenversicherung

Anônimo disse...

If some one desires to be updated with most up-to-date technologies then
he must be pay a quick visit this web page and be up to date daily.


Feel free to surf to my blog post - private krankenversicherung für beamte vergleich

Anônimo disse...

This post will help the internet people for creating new
website or even a blog from start to end.

my site :: www.xfire.com/blog/marcgrayso/4585538

Anônimo disse...

WOW just what I was looking for. Came here by searching for mortgage refinance options

my weblog: can i get a home mortgage with bad credit

Anônimo disse...

Hmm is anyone else encountering problems with the images on this blog
loading? I'm trying to determine if its a problem on my end or if it's the blog.
Any feed-back would be greatly appreciated.

Feel free to surf to my website Working Home

Anônimo disse...

Hi, yeah this article is really nice and I
have learned lot of things from it about blogging. thanks.


Check out my blog post bad credit lender mortgage

Anônimo disse...

Hi there! Would you mind if I share your blog with my myspace group?
There's a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Cheers

Feel free to surf to my website ... Student loan consolidation best

Anônimo disse...

Wonderful goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you are just too fantastic.
I really like what you've acquired here, really like what you are stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it sensible. I can not wait to read far more from you. This is actually a wonderful website.

Also visit my page outlet store onlineshop

Anônimo disse...

Hello, its good article concerning media print, we all know media is a fantastic source
of information.

My blog - how to Make money clickbank

Anônimo disse...

I am really inspired along with your writing skills and also with the layout on your
blog. Is this a paid subject or did you customize it your self?
Either way stay up the nice high quality writing, it is uncommon to peer a great blog like this one
these days..

Also visit my web site - stiftung warentest kredit ohne schufa

Anônimo disse...

I am really inspired along with your writing skills and
also with the layout on your blog. Is this a paid subject or did you customize it your self?
Either way stay up the nice high quality writing, it is
uncommon to peer a great blog like this one these days.
.

Feel free to surf to my webpage; stiftung warentest kredit ohne schufa

Anônimo disse...

If you would like to get a good deal from this paragraph then you have to apply
such strategies to your won blog.

My webpage: bay area seo expert

Anônimo disse...

I seldom drop remarks, however i did some
searching and wound up here Sem título. And I do have a couple of questions for you if you don't mind. Could it be just me or does it appear like a few of these responses appear like coming from brain dead people? :-P And, if you are writing at other places, I'd like to follow everything new you have to post.
Could you make a list of every one of your social sites
like your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?


My website when should you refinance your home

Anônimo disse...

When some one searches for his essential thing, thus he/she wishes
to be available that in detail, therefore that thing is
maintained over here.

My web site; what is reseller hosting

Anônimo disse...

I'm curious to find out what blog platform you have been working with? I'm experiencing some minor security problems with my latest blog and I'd like to find something more safeguarded. Do you have any recommendations?

Here is my web-site; cheap hosting service

Anônimo disse...

In fact no matter if someone doesn't be aware of afterward its up to other people that they will assist, so here it occurs.

my web blog; best private school loans

Anônimo disse...

I am really inspired together with your writing abilities and
also with the format on your weblog. Is this a paid topic or did you customize
it yourself? Either way keep up the nice high quality writing, it's uncommon to see a great blog like this one nowadays..

Feel free to visit my page - parfum outlet online

Anônimo disse...

Can I just say what a relief to discover somebody who
actually understands what they're talking about online. You certainly understand how to bring an issue to light and make it important. More and more people really need to look at this and understand this side of your story. It's surprising you aren't more popular given that you definitely have the gift.

Feel free to visit my web site - luxury vacations

Anônimo disse...

We're a bunch of volunteers and starting a new scheme in our community. Your website offered us with useful info to work on. You've done an impressive activity and our whole community will likely be grateful
to you.

My web site - united kingdom search engine optimisation company

Anônimo disse...

Very great post. I simply stumbled upon your blog and wanted
to say that I have truly enjoyed surfing around your weblog posts.
In any case I will be subscribing for your rss feed and I
am hoping you write again very soon!

Here is my web page; business from home opportunity work

Anônimo disse...

Hello There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.

I'll be sure to bookmark it and come back to read more of your useful info. Thanks for the post. I will certainly return.

Stop by my weblog: natural search engine optimisation

Anônimo disse...

When I originally left a comment I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are
added- checkbox and now every time a comment is
added I recieve four emails with the same comment.
Is there a way you are able to remove me from that service?
Many thanks!

my blog krankenversicherung selbständige

Anônimo disse...

Great place, I acknowledge ill really need to be back shortly

Here is my blog :: unsecured personal loans

Anônimo disse...

you online, named christian louboutin sneakers pockets very then http://www.christianlouboutincenter.co.uk/ and a rings retail instance cheap toms shoes from offer a heavy reasonable toms shoes outlet and of http://www.cheapestclshoes.co.uk/ but weight shades the may