quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

EXERCÍCIOS PARA COLUNA VERTEBRAL
As curvas da coluna normal e não dolorida são sempre harmônicas umas com as outras e compensantes, por isso deve-se fazer uma série completa de exercícios para qualquer nível de dor onde for a queixa, pois, deve-se agir não só sobre uma curva, mas sobre todas.
Os exercícios básicos são os seguintes:



1º - Distensão dos músculos posteriores da nuca, para diminuir a lordose cervical e aumentar a elasticidade dos músculos posteriores do pescoço. Deitado, com as mãos na nuca, puxar a cabeça procurando flexioná-la até tocar o queixo no peito e, em seguida, tentando manter o queixo colado no peito, voltar a cabeça de volta ao solo. Aumenta-se o esforço, se fizer o mesmo movimento em ligeira rotação para cada lado.


2º - Deitado, com as pernas flexionadas sobre o peito, com as mãos na nuca, fazer a hiperextensão da coluna dorsal. Deste modo, se fortalece os músculos dorsais altos sem fortalecer os lombares baixos que acentuam a lordose.


3º - Deitado, abraçar os joelhos fletidos contra o peito, de frente e com ligeira rotação lateral para ambos os lados, mantendo o tronco em posição indiferente. Produz diminuição da lordose por alongamento passivo dos músculos lombares.



4º - Deitado, com as mãos na nuca, contrair somente os músculos glúteos, produzindo a rotação pélvica e retificação da lordose.


5º - Deitado, com as mãos na nuca e os joelhos fletidos, deixar cair, para um lado e depois para o outro, os joelhos juntos, produzindo uma rotação passiva da coluna lombar, mantendo o tórax em posição indiferente. Esforça-se mais estes estiramentos colocando-se o pé sobre o joelho e fazendo certa pressão. Aumenta-se, deste modo, a rotação passiva lombar.

6º - Deitado, mãos na nuca, um joelho fletido outro estendido. Com o pé do membro estendido em dorsiflexão máxima, fazer o membro estendido o mais longo possível à custa da obliquidade pélvica. Em seguida, o mesmo exercício do lado oposto. Aumenta a elasticidade dos músculos laterais do tronco e a excursão lateral dos movimentos articulares da coluna.


7º - Deitado na mesma posição do exercício anterior, quando alongar o membro, dar um chute o ar até a flexão máxima do quadril. Repetir do outro lado. Aumenta a elasticidade dos músculos posteriores da coxa (os isquiotibiais).

8º- Deitado, com os membros superiores ao lado do corpo, levantar os membros inferiores estendidos nos joelhos e com dorsiflexão forçada dos pés até a flexão máxima das coxofemorais, em seguida executar movimentos de flexo-extensão, abdução-adução dos quadris. Aumenta a elasticidade dos posteriores da coxa e tonifica os músculos abdominais.

9º - Em posição de saída de corrida de velocidade, ou seja, as duas mãos no chão, uma das pernas fletidas e a outra estendida, forçar, com o peso do corpo e com um balanço, a hiperextensão passiva da coxofemoral; repetir do outro lado. Aumenta a elasticidade dos flexores do quadril.
10º - Em pé, fazer a flexão passiva do tronco, mantendo os joelhos estendidos, forçando o alongamento passivo dos músculos lombares e dos posteriores da coxa.

Todos estes exercícios deverão ser feitos duas ou três vezes ao dia, quebrando a continuidade dos esforços sobre a coluna produzidos pela má postura, a execução de determinados trabalhos ou a vida sedentária.
Inicia-se com 10 (dez) a 12 (doze) vezes cada exercício, sugerindo-se que atinjam 25 (vinte e cinco) vezes cada um, 3 (três) vezes ao dia.

7 comentários:

Martha disse...

Olah
adorei seu blog...os exercicios para coluna sao os que ja pratico e fazem uma otima massagem e alinhamento das vertebras...vou acompanhar o blog comprazer...
martha

Unknown disse...

Muito bom. Para começar.

Unknown disse...

Muito bom. Para começar.

Unknown disse...

Muito bom. Para começar.

aleph3 disse...

Muito legal e eficiente. Na obra "Autoperfeição Com Hatha Yoga" do Prof. Hermógenes (falecido recentemente) existe alguns exercícios parecidos. Funciona mesmo!
Sou de Lins, SP

Ederson disse...

Quanto tempo de posição cada um?
Estou fazendo 30 segundos!

Unknown disse...

Sou um homem ligeiramente sedentário e esses exercícios são uma excelente forma de melhorar e até sanar dores na coluna.