sexta-feira, 21 de setembro de 2007

HISTÓRIA DA QUIROPRAXIA

HISTORIA DA QUIROPRAXIA


O pai da Medicina, Hipócrates, afirmava: "Procure na coluna a base da doença".


Ciência conhecida pelos antigos gregos, egípcios, chineses e hindus, há mais de três mil anos, a Quiropraxia teve seu desenvolvimento no mundo contemporâneo a partir de 1895, com os estudos realizados pelo médico David Daniel Palmer, nos Estados Unidos.


Com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.


Estudioso do magnetismo humano com relevado interesse de pesquisa da energia nervosa e sua condução através do Sistema Nervoso. Palmer acabou desenvolvendo e aprimorando uma técnica de manipulações vertebrais que atenderiam às descompressões vertebrais, com importantes reflexos nos órgãos acoplados. Criou então a Quiropatia (ou Quiropaxia).


O termo “Quiropraxia” é derivado de duas raízes gregas que significam “feito com as mãos”.


Por um período foi utilizado o termo quiropatia e quiroprático até a década de 80. A partir da década de 90, adotou-se o termo Quiropraxia para definir a profissão e quiropraxista o profissional. Desde então a Academia Brasileira de Letras reconhece Quiropraxia como a mais apropriada. (Diretrizes da OMS sobre a formação básica e a segurança em Quiropraxia)


Datas Marcantes:


1895 – D.D. Palmer começa a praticar como “quiropraxista” em Davenport, Iowa.
1897- A Escola Palmer de Quiropraxia, primeira instituição educacional em Quiropraxia, é fundada.

1905- Minnesota se torna o primeiro estado dos Estados Unidos a reconhecer e licenciar a prática da Quiropraxia. A Louisiana foi o último estado a fazê-lo em 1974.
1923- Alberta se torna a primeira província a licenciar a prática da Quiropraxia no Canadá. Ontário a seguinte em 1925, e New Foundland a última em 1992.
1933- O “Conselho dos Estados Unidos de Conselhos Estaduais Examinadores da Quiropraxia” é estabelecido, com um mandato para definir padrões unificados para a licenciatura. Renomeado “Federação de Conselhos de Licenciatura da Quiropraxia” em 1974.
1939- O cantão de Zunique, Suíça, se torna a primeira Jurisdição fora da América do Norte, a iniciar a prática da Quiropraxia.
1944- A “Fundação para Educação e Pesquisa em Quirpraxia” é estabelecida e continua sendo a principal agência da profissão para o financiamento de bolsas de estudo para pós-graduação e pesquisa. 1963- O “Conselho Nacional de Examinadores de Quiropraxia” é estabelecido para promover consistência e reciprocidade entre os conselhos examinadores dos estados.
1974- O “Conselho dos Estados Unidos de Educação em Quiropraxia” é reconhecido pelo Governo Federal como agência credenciadora para escolas de Quiropraxia. Isso leva ao aparecimento de agências credenciadoras filiadas no Canadá, Europa e Austrália/Nova Zelândia.

1987- Uma decisão final no caso “Wilk versus Associação Médica Americana” é emitida, abrindo o caminho para uma cooperação muito maior entre médicos e quiropraxistas, na educação, pesquisa e prática nos Estados Unidos e internacionalmente.
1988- A “Federação Mundial de Quiropraxia” é formada. A “FMQ”, cujos membros são associações nacionais de Quiropraxia em mais de 70 países, passa a ter relações oficiais com a “Organização Mundial de Saúde (OMS)” como uma organização não governamental, ou “ONG”, em janeiro de 1997.1993- O “Relatório Manga” no Canadá, o primeiro relatório comissionado pelo Governo por economistas em saúde para examinar o custo-benefício dos serviços de Quiropraxia, recomenda um papel fundamental para a Quiropraxia no caso de pacientes com dores nas costas, baseado em segurança, custo-benefício e preferência dos pacientes e conclui que isso economizará centenas de milhões de dólares, anualmente, em custos diretos com cuidados à saúde e despesas com o pagamento de empregados incapacitados de trabalharem.
1997, composto de escolas de Quiropraxia, departamentos universitários de pesquisa e agências do Governo Federal, e é sediado na “Faculdade de Quiropraxia Palmer”. (Quiropraxia Uma Profissão na área da saúde; David Chapman-Smith)
Década de 20- Segundo a historiografia, no Brasil a profissão é praticada livre e sem controle. Década de 80- Os primeiros brasileiros formados em faculdades internacionais de quiropraxia reconhecidas chegam ao Brasil e iniciam o processo de estruturação da profissão no pais dentro dos moldes estabelecidos internacionalmente.
2000- Duas faculdades brasileiras iniciaram as primeiras turmas de graduação em quiropraxia com duração de 5 anos, com carga horária de 4.560 horas, autorizadas e reconhecidas pelo MEC no ano 2005.
2001- Inicia na Câmara dos Deputados em Brasília os tramites do Projeto de Lei (4199/2001), que prevê a regulamentação da quiropraxia no Brasil.
2002- O Código Brasileiro de Ocupações (CBO), na versão atualizada de 2002, traz a classificação do profissional quiropraxista no Brasil (já mencionado na edição de 1994), tendo como base os profissionais que exerciam essa ocupação no Brasil antes da década de 90.
2005- O Brasil conquista o terceiro maior volume de trabalhos apresentados no Congresso Internacional da Austrália, através dos acadêmicos e quiropraxistas formados nas instituições brasileiras.
2006- Publicado em português as diretrizes da organização mundial de saúde para a educação e segurança em quiropraxia, editada pela própria OMS em 2004 como modelo aos governos dos paises onde a profissão não é regulamentada.
Em 2007:Quatro quiropraxistas brasileiros fazem parte do comitê olímpico para atender os atletas do Brasil no PAN 2007, juntamente com os quiropraxistas que compõem as delegações de outros países;

É aprovado o plano piloto para inserção da quiropraxia na rede pública de saúde em um município do Rio Grande do Sul, para 2008;


O Projeto de Lei 4199/2001 que prevê a regulamentação da quiropraxia no Brasil a exemplo que acontece no restante do mundo de acordo com as recomendações da OMS, por já ter tramitado por todas as comissões de mérito, encontra-se pronto pauta do Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília;


Com 260 quiropraxistas formados no Brasil reconhecidos pelo Ministério da Educação e pela Federação Mundial de Quiropraxia e 710 acadêmicos em curso, a ABQ completa seus 15 anos sob o alicerce de um novo horizonte para a quiropraxia no país.


Pela história e dados, a quiropraxia surge no Brasil como uma profissão não ligada à outra. Tal fato não é isolado, levando-se em conta a forma como surgiu em seu local de origem, na América do Norte. Precedentes legais demonstram o entendimento de que a Quiropraxia não é prática de medicina. Sua sobrevivência, até o presente, mostra sua potencialidade de evolução.


Os profissionais da área possuem um papel crucial de informar a população sobre a identidade profissional da quiropraxia. No passado, ela era vista como algo alternativo, e até mesmo não científico. Os fato atuais apontam em uma direção oposta, a quiropraxia no Brasil segue o consenso mundial da profissão.

Nenhum comentário: