quinta-feira, 20 de setembro de 2007






PATOLOGIAS DA COLUNA VERTEBRAL




A coluna vertebral pode ser comparada a um edifício formado com corpos vertebrais e, entre eles, encontra-se o disco intervertebral. Por trás do disco está localizado o canal vertebral, por onde passa a medula.

Os membros superiores são comandados pelas raízes cervicais, enquanto que os membros inferiores pelas raízes lombar e sacra. Já a região do tórax e abdômen tem o seu comando exercido pelas raízes dorsais e lombares altas.

A correta investigação pode nos conduzir a causas primárias congênitas ou não, que desenvolvem uma lesão sintomática futura.

A mais freqüente causa de dor que se verifica no homem da nossa sociedade, é constituída pela ruptura das estruturas da coluna, mais objetivamente do disco intervertebral, conduzindo à perda da estabilidade do edifício da coluna.

Se não houver uma medida efetiva para restabelecer esta estabilidade, dificilmente o problema será superado.

Como esses processos patológicos são progressivos, o indivíduo terá as dores de forma mais freqüente com aproximação entre as crises até se tornarem contínuas.
O mecanismo da dor é uma linguagem que o corpo utiliza para revelar uma lesão qualquer. O corpo não nasceu para sentir dores. Por isso, cada indivíduo com o diagnóstico e terapia corretos, acompanhado de uma consciência corporal, pode chegar a uma qualidade de vida que permita viver longe dos sofrimentos.

Quando o ataque é agudo, há uma certa solidariedade, por parte dos companheiros no trabalho e dos familiares. Quem já não teve uma dor ciática súbita? ou uma pontada no joelho?

Mas quando, esse sofrimento é crônico, intermitente, que obriga ao paciente a, perdas de compromissos assumidos, necessidade de adaptações pessoais às atividades do trabalho e da família, com a colaboração de outras pessoas, a solidariedade desaparece.



A pessoa com dores na coluna e articulações passa a ter uma dependência de pessoas, de médicos, depois quer se livrar das dores passa a ter uma dependência dos medicamentos, depois de terapias manuais, da acupuntura, de anti-depressivos, etc.

Esses doentes passam a ter dificuldades de se comunicar com os seus familiares e amigos porque estão sempre doloridos, de mau humor, sem disposição para sair e divertir-se, queixam-se muito, comparam tratamentos que outras pessoas estão fazendo.

Tanto a raiva quanto a angústia e a energia sexual são tensões ou três excitações biológicas básicas que podem ser fixadas nos músculos. Quando se tornam crônicas, deixam os músculos duros, tensos, formando uma "couraça muscular"

Nas partes inferiores do corpo, os músculos comprometidos com mais freqüência são aqueles que retraem a pelve, produzindo uma lordose.

As alterações nos Desvios do Eixo da Coluna, provocadas pela má postura:
· no trabalho (movimentos repetitivos, e de maneira inadequada)
· no lazer (praticando esportes de impacto)
· no descanso (má postura ou colchões inadequados)
Os comprometimentos discais poderão ser:
· disco desidratado (disco rijo)
· disco subluxado(deslocamento do disco sem rompimento da cápsula)
· hérnia disco (causada por uma ruptura das fibras do disco intervertebral, com vasamento)

As dores posteriores de coluna costumam ocorrer no início, meio e fim de cada curva
(escoliose). Para se devolver as curvaturas naturais das regiões onde houveram as alterações necessitamos definir:

..Qual a crista ilíaca (lado da bacia) que está mais alta;
..Qual o ombro que esta mais alto (fazer a medição com o paciente deitado em decúbito ventral).

a) Quando o lado mais alto da bacia for o mesmo do ombro mais alto teremos, entre os dois, um "s" (Escoliose Compensada).

b) Quando o lado mais alto da bacia for oposto ao ombro mais alto teremos, entre os dois, um "c".
c) A perna mais tensa mostrará o lado mais alto da bacia. A perna aparentemente mais curta deverá ser também a mais tensa. se isto não ocorrer o paciente, provavelmente, será manco.

Alguns dos sintomas que poderão estar presentes em pacientes com patologias na coluna vertebral:

Dores de cabeça , tonturas , náuseas, dificuldades para concentração ,dores na nuca , dores no ombro, dores no braço, dores no cotovelo, formigamento nos dedos das mãos, dores torácicas, dores lombares, dores na região glútea, dores na articulação coxofemoral, dores no joelho, câimbras, dores no tornozelo, dores nos pés e esporão.

O tratamento tem o objetivo de restabelecer a estabilidade da coluna vertebral comprometida com a ruptura da estrutura discal. Não basta sedar a dor, mas sim restabelecer o equilíbrio da unidade funcional.

Nenhum comentário: