sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A ARTE DE CURAR COM AS MÃOS

A ARTE DE CURAR COM AS MÃOS


As Terapias corporais alternativas vêm sendo cada vez mais praticadas e ganhando maior credibilidade no país. Elas eliminam doenças e conquistam um público muito exigente.

Quando você se queixa de uma dor aqui , e outra ali , vai logo colocando a mão para que ele se amenize , não é mesmo ? Isto é automático , as nossas próprias mãos vão direto ao ponto da dor . Mas, não sabemos por que esta dor se manifesta. Então, logo pensamos que o problema maior é onde se localiza a dor. E é aí, que está o nosso erro. Toda área da dor de ordem muscular , articular e nevrálgica é uma compensação de uma hipomobilidade ,quer dizer , impede de executar sua função normal de movimento ( falta de movimento ).

Em primeiro lugar nós tratamos a causa, e o sintoma é um fator secundário . O que causa essas restrições de movimento , é a falta de exercícios de relaxamento e alongamentos , que hoje em dia deixamos de nos cuidar ,devido ao stress do dia-a-dia , tensões , preocupações , incertezas , inseguranças , vida sedentária , e principalmente problemas emocionais , que acabam desencadeando todo esse processo .
O quê ocorre no nosso organismo? Toda informação negativa que o nosso cérebro recebe de fatores emocionais ( nervoso , raiva, ódio, medo , stress ) ela vai desencadear uma substância química no nosso organismo , basicamente nas mitocôndrias ( ATP Adenosina-trifosfato ) Isto, quer dizer , quando se quebram as proteínas , gorduras, açúcares e se libera a energia contida, esta se traduz como eletro-sensíveis; é a energia do organismo . E são essas substâncias químicas que vão se acumulando nas áreas de tensão , formando os nódulos , e até o processo inflamatório .
E se compararmos o lado bom e o lado negativo de informações que a nossa mente recebe , é evidente que tudo que é positivo nos trará só benefícios como a sensação de sentir se bem , através da alegria , das situações prazerosas , nosso organismo vai desencadeando o hormônio da endorfina .

As tensões de cada dia, no entanto, como serviços domésticos , cuidar do jardim , o trabalho no escritório , carregar peso ou até mesmo dormir no sofá podem causar problemas vertebrais. O mesmo ocorre numa queda , em acidentes (especialmente acidentes de carro) , praticando esportes , etc. Em crianças, subluxações podem acontecer já durante o trabalho de parto , ou durante o crescimento , enquanto aprendem a caminhar ou quando efetuam suas atividades cotidianas.

Subluxações são áreas problemáticas em sua coluna vertebral que afetam seu sistema nervoso como um todo. Nestas áreas, as vértebras estão desalinhadas ou perderam sua amplitude normal de movimento . Isto irrita ou pressiona os nervos locais e interfere com a comunicação entre seu cérebro e seu corpo (e vice-versa).

Alguns sinais indicariam a possibilidade de haver uma subluxação: Sintomas como enxaquecas , dores nas costas , endurecimento do pescoço, dor nos ombros, braços ou pernas, formigamento ou diminuição da sensibilidade e da força muscular em suas mãos ou pés , ou mesmo irritabilidade sem motivo são os sinais mais comuns de subluxações. Mas, a maioria das pessoas terá uma subluxações bem antes de notarem qualquer sintoma.
Um especialista em quiropraxia, reduzirá e corrigirá as subluxações com ajustes altamente qualificados para sua coluna vertebral. Se as subluxações forem recentes, você pode precisar só de alguns ajustes. Porém, subluxações de longo prazo, crônicas , requererão ajustes mais freqüentes para manter as áreas corrigidas e assegurar que elas estão se mantendo em suas posições corretas. Com suas subluxações corrigidas, seu sistema nervoso voltará a funcionar corretamente e seu corpo agradecerá.

Qualquer posicionamento ou funcionamento anormal de uma vértebra é chamado de subluxação . Essas subluxações podem começar já no nascimento ou nas quedas e acidentes, comuns na infância . Gradualmente , as subluxações levam a inflamações microscópicas nas articulações, ligamentos , cartilagem e discos intervertebrais. Ocorrem pequenos , e às vezes imperceptíveis , espasmos e fraqueza muscular , que provocam desequilíbrio muscular. Esse desequilíbrio produz dor , que ajuda na movimentação das vértebras para fora de sua posição normal , provocando um mal funcionamento do sistema nervoso, devido à compressão dos nervos.

Os sintomas podem não se manifestarem até que todos os fatores se combinem . Portanto , os sintomas geralmente são a última coisa a aparecer em um problema vertebral.
O primeiro trabalho do quiropraxista é restabelecer o movimento da vértebras, o que ajuda a eliminar os sintomas. A continuidade do tratamento garante que o nervo esteja livre de compressões, corrigindo a função muscular anormal . Isto, por sua vez , ajuda a reduzir a inflamação na articulação , removendo a tensão nos ligamentos e discos e, conseqüentemente, revertendo o processo de subluxação .
As subluxações ocorrem na coluna de todos nós diariamente. O nível da recuperação dependerá do quanto de dano permanente já ocorreu e o quanto que pode ser revertido . Além disso, depende do seu compromisso em seguir as recomendações de seu quiropraxista para cuidar do seu caso .

Os Quiropraxistas são especialistas em remover a Interferência nervosa provocada pelas subluxações. Além de ser eficaz no alívio da dor e na melhora do desempenho físico, a quiropraxia auxilia sua saúde global.
Na prática, o que se procura é criar novos hábitos para haver uma melhora na qualidade de vida. Muitas atividades físicas são recomendadas para quem tem vida sedentária. Como eu posso evitar as subluxações ?
Se você quer impedir que as subluxações retornem , ou que novas se desenvolvam, é melhor passar por ajustes periódicos. Combinados com uma dieta sensata e exercícios moderados, o cuidado terapêutico e quiroprático pode lhe ajudar a desfrutar de melhor saúde para o resto de sua vida .

De uma forma simples de entender , vou explicar a respeito dos “estalos” quando a coluna vertebral é manipulada . Muitos pensam que está ocorrendo atrito ósseo . E que na verdade, isso não ocorre. Toda articulação sinovial tem este nome exatamente por possuir pequenas vesículas que , estimuladas pelo movimento normal articular , secretam a sinóvia, uma gordura lubrificante e nutritiva que deixa de ser produzida apenas em patologias raras. É um humor viscoso com alto grau de tensão superficial , formando uma película ou um selo que o caracteriza (como óleo ou mesmo como leite , nesse caso , a película seria a nata ) . Quando se movimenta rapidamente uma articulação seja ativamente em ações normais, seja passivamente por ação externa, esta película é rompida por estar num ambiente com espaço livre e anaeróbico, característico de uma articulação e produz vibrações que caracterizam a formação de pequena bolsa de gás temporário pois, em alguns minutos, voltarão a se incorporar no líquido, formando nova película . É esta vibração percebida é que causa o som audível de “click”. Por isso , existe a necessidade de manipularmos a coluna para eliminarmos estes líquidos sinoviais que formam nas articulações , e sentirmos aliviados e relaxados.
O ajustamento de Quiroprática liberta o sistema nervoso das suas interferências aumentando, assim, a sua capacidade de transmitir essa força de vida. Cada Ser, sejam quais forem os seus sintomas ou as suas doenças, pode, sem as interferências causadas pela presença de uma subluxação vertebral/meningeal beneficiar de um sistema nervoso mais flexível, elástico e apto a evoluir.

O sistema nervoso controla e coordena todos os órgãos e estruturas do corpo humano (Anatomia Gray Ed., pág.4). O desalinhamento de vértebras e discos na espinha pode causar irritação ao sistema nervoso e afetar as estruturas, órgãos e funções que podem resultar nas condições indicadas no quadro abaixo:

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde você atende como quiropraxista. Sou de Niterói e estava procurando um profissional em minha cidade.
Por favor, responder para:
hanrieth@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá estou procurando um profissional na área de quiroprática. sou residente em Niteroi , meu email: c_biegas@hotmail.com

Anônimo disse...

corrigindo meu email : c_bviegas@hotmail.com

Gilda Velloso disse...

Boa noite, Preciso de um quiropraxista que atenda em Niterói. Por favor me indique.
Agradeço.