terça-feira, 18 de setembro de 2007

O que é quiropraxia.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações. Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.
A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicosociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.

A base teórica da Quiropraxia está fundamentada no estudo das articulações em geral, especialmente da coluna vertebral e de sua relação com os nervos que conduzem os impulsos vitais a todo o organismo.

Pequenos desvios de alinhamento das vértebras, ou qualquer outra articulação, que alterem ou dificultem os movimentos normais do corpo, podem determinar compressão ou irritação dos nervos, causando sinais e sintomas de doença. Esses desalinhamentos podem ser causados por movimentos cotidianos, feitos sem nenhum cuidado, como levantamento de peso ou má postura ao sentar-se para trabalhar ou mesmo assistir à televisão.

Em muitos casos, poderão ocorrer vários distúrbios no organismo, desde a sensação de mal estar generalizado, até uma doença em grau mais profundo.

Na prática, a Quiroprática consiste na detecção e correção manual destas anormalidades de alinhamento e movimento. Os nervos assim liberados voltam a conduzir de modo normal os impulsos nervosos antes comprometidos, restaurando a saúde do organismo.

Podemos chamá-la de arte, pois trata artesanalmente as articulações e exige do terapeuta um desenvolvimento tátil bastante apurado, também uma sensibilidade aguçada na avaliação do paciente para identificar os possíveis problemas e grande empatia buscando a confiança mútua entre terapeuta e paciente. O principal objetivo da Quiropraxia é capacitar o corpo a utilizar seus próprios recursos biológicos para retornar às suas funções normais.

A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde. No Brasil, muitas as pessoas pensam que a Quiropraxia é uma especialidade da medicina ou da fisioterapia. A Quiropraxia é uma profissão independente como acontece em diversos países.

A Quiropraxia é uma profissão de atendimento primário. Nos países onde está regularizada, o paciente pode consultar-se com o quiropraxista diretamente, sem a necessidade de ser encaminhado por outro profissional na área da saúde. Cabe assim, ao Quiropraxista examinar o paciente e verificar se ele tem um problema que deve ser tratado com Quiropraxia ou necessita de um encaminhamento para outro profissional na área da saúde.

A Quiropraxia trata principalmente de problemas neuro-músculos-esqueléticos, assim sendo alterações nas articulações, tendões, ligamentos, músculos, bursas, discos, etc. Quiropraxista também tratam problemas nos nervos, mas somente se estes estiverem sendo influenciadas por condições músculo-esqueléticas.

As terapias manuais são a principal meio de tratamento com Quiropraxia, mas a manipulação articular ou ajustamento quiroprático é a principal forma de tratamento. Além disso, os Quiropraxistas são habilitados a dar orientação sobre atividades, hábitos saudáveis e estilo de vida e orientação ergonômica.

Os quiropraxistas não prescrevem medicamentos nem realizam cirurgias ou outros procedimentos invasivos.

A definição de Quiropraxia, proposta pela Federação Mundial de Quiropraxia (WFC), é a seguinte:
“Profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral. Há uma ênfase em terapias manuais, incluindo a manipulação ou ajustamento articular

3 comentários:

Dr Sander disse...

Olá! Gostaria de parabenizá-la pelas informações tão explicativas sobre a nossa profissão. Sou gradado pelo Centro Universitário Feevale em Qiropraxia (2006). Venho comnicar-lhe a criação do Sindiquiro (Sindicato dos quiropraxistas do Rio Grande do Sul), do qual sou vice-presidente. Estamos trabalhando para acessorar no processos de alvarás negados, e coisas do gênero. Batalhamos tb pela divulgação de nossa profissão.
Estamos dispostos a apoiar a ABQ, juntando forças na luta de aprovação do pl4199.
att
Sander, DC

slim care disse...

Ou seja, quiropraxia é fisioterapia
Quiropraxia tratando desvios posturais da coluna vertebral???????????????????
Afee, é por essas e outras que deve ser exercida por fisioterapeuta

Pablo Valverde, DC disse...

A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde. No Brasil, muitas as pessoas pensam que a Quiropraxia é uma especialidade da medicina ou da fisioterapia. A Quiropraxia é uma profissão independente como acontece em diversos países.

O Profissional de Quiropraxia é um quiropraxista e nunca um fisioterapeuta Quiropraxista.


att,

Pablo Valverde, DC