terça-feira, 18 de setembro de 2007

QUIROPRAXIA

QUIROPRAXIA: VERDADE - MITO

Junto com o crescimento da Quiropraxia no Brasil, há o surgimento de muitos mitos a respeito da profissão. Mesmo não sendo mais um total mistério para os brasileiros, o fato é que muitas pessoas ainda não entendem o que quiropraxistas fazem. Aí a brecha para que boatos se espalhem. Vou comentar sobre alguns dos mitos mais comuns:
Mito 1 – Quiropraxistas são simplesmente estaladores de ossos.
O curso de graduação em Quiropraxia habilita o profissional a diagnosticar distúrbios da saúde e a corrigir as doenças decorrentes do desalinhamento articular, principalmente da coluna vertebral, dando particular atenção aos aspectos estruturais e neurológicos do corpo. O quiropraxista também é apto a indicar e solicitar exames clínicos e radiológicos conforme a necessidade, a fim gerenciar o tratamento do paciente. É também habilitado a encaminhar o paciente para os demais profissionais de saúde, atuando em associação ou colaboração com os mesmos.
Mito 2 – Quiropraxia é medicina.
A Quiropraxia tem uma forma de tratar o corpo muito diferente da medicina e da fisioterapia, profissões com as quais é frequentemente confundida. A maior diferença entre os quiropraxistas e os demais profissionais da área da saúde é o método utilizado para promover a saúde. Médicos são treinados para usar medicamentos (agentes químicos que interferem na bioquímica interna do corpo) e cirurgia. Quiropraxistas utilizam principalmente ajustes manuais em articulações específicas do corpo, os quais, através do sistema nervoso, causam efeitos em todo o organismo. Assim, a Quiropraxia trata de doenças que tem sua origem em alguma interferência no sistema nervoso, doenças como lombalgias (dores nas costas), cervicalgias (dores no pescoço), cefaléias (dores de cabeça), alterações de postura, hérnias de disco, problemas musculares como distensões e tensão exagerada; problemas articulares em geral. Há evidências crescentes da atuação da quiropraxia em outros processos tais como asma brônquica, enurese noturna, cólica do recém-nascido, dismenorréia e outras alterações menstruais, artrites e artroses, fibromialgia, etc.
Outra diferença é que é muito bom para a saúde receber tratamento quiroprático mesmo na ausência de sintomas. Enquanto você só vai ao médico ou ao fisioterapeuta quando está doente ou com dor, o quiropraxista se preocupa em evitar a doença fazendo um acompanhamento de sua saúde. Assim como é importante visitar periodicamente o seu dentista, mesmo que você não tenha dor de dente, é muito importante visitar também periodicamente o seu quiropraxista a fim de evitar os sintomas das subluxações de sua coluna.
Mito 3 – Quando você começa a ir em um quiropraxista, você tem que continuar indo por toda sua vida.
Esta questão pode pesar bastante na decisão de visitar ou não um quiropraxista pela primeira vez. Uma das primeiras perguntas do novo paciente é: “quantas vezes vou ter que voltar?” Você só tem que continuar indo ao quiropraxista enquanto você quiser continuar promovendo a saúde do seu sistema neuromusculoesquelético e retardando o processo degenerativo da coluna. Ir ao quiropraxista é muito parecido com ir ao dentista, malhar na academia ou se alimentar com uma dieta saudável: enquanto você continuar, você estará acumulando benefícios.
Há muitos anos os dentistas vêm implantando uma cultura de prevenção, convencendo as pessoas que a melhor hora de visitar o dentista é antes que se tenha dor de dente. O mesmo é verdade para o tratamento quiroprático. É importante lembrar que, como os seus dentes, sua coluna sofre constante estresse enquanto você caminha, dirige, senta, levanta pesos, dorme, pratica esportes… Cuidado quiroprático periódico pode fazer você se sentir melhor, ter movimentos mais livres e manter-se mais saudável no seu dia-a-dia.Quiropraxia é investimento na qualidade de vida de agora e do futuro.

Pequeno quadro relacionando algumas decisões e benefícios em relação à saúde
Decisão
Consequência
Ir ao dentista periodicamente
Evitar os efeitos da sujeira acumulada e dos resíduos que provocam cáries e outras doenças da boca
Malhar na academia periodicamente
Manter a tonicidade muscular, o controle do peso e aproveitar o bem estar geral que o exercício físico proporciona.
Alimentar-se de forma saudável dia-a-dia
Manter o controle do colesterol, do peso, da pressão arterial, melhorar a saúde da pele, regular o sistema digestivo, etc.
Ir ao quiropraxista periodicamente
Prevenir os sintomas e disfunções resultantes do acúmulo de subluxações e retardar a degeneração vertebral que ocorre ao longo do tempo.

A Quiropraxia é a terceira carreira mais procurada na área de Saúde nos EUA e Canadá, tendo comprovações científicas de sua eficácia pelos rápidos resultados que oferece. No Brasil, há um vasto campo de atuação justamente pelo número limitado de profissionais qualificados para atender à grande demanda da população que sofre de problemas na coluna e disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético.

O mercado de trabalho para esta área cresce mais rápido do que para as outras carreiras. Segundo o Instituto de Pesquisas U.S. Bureau of Labor Statistics (USA), é esperado que a Quiropraxia cresça mais rápido do que a média de todas as outras profissões, até o ano de 2012.

Por isso, o quiropraxista está preparado para: tratar com eficácia cientificamente comprovadaproblemas no sistema neuro-músculo-esquelético, como dores de cabeça, alterações posturais, contraturas e tensões musculares, hérnias de disco e afecções ligamentares em geral, sem a utilização de medicamentos e cirurgias; realizar exames clínicos completos em Quiropraxia para determinar o diagnóstico e o tratamento mais adequado; atuar em consultórios, clínicas privadas multi e interdisciplinares, clubes desportivos, academias e empresas; desenvolver pesquisa científica e atuar no ensino da Quiropraxia; reconhecer as alterações, planejar o tratamentoadequado, solicitar exames complementares, encaminhar e atuar com os demais profissionais da área da saúde.
Fontes: Healthy Chiropractic / Centro Universitário Feevale / ABQ

Nenhum comentário: